sábado, 27 de março de 2010






Neste sábado (27) Renato Russo completaria 50 anos de idade. O cantor e compositor morreu no dia 11 de outubro de 1996 de complicações de saúde decorrentes da AIDS. [ pra variar né]
E como todos sabem sou fã da banda não só pelas músicas , mas pelo instinto de Renato sempre condenado o errado querendo sempre fazer justiça !
Com a banda Legião Urbana, surgida em 1983 e que tinha ainda o guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá na formação, Renato Russo se transformou em um dos principais ícones do rock brasileiro das últimas três décadas.
O grupo conquistou uma multidão de fãs ardorosos com músicas hoje consideradas clássicos do repertório pop nacional como "Será", "Geração Coca-Cola", "Que País é Este?", "Eduardo e Mônica" e "Faroeste Caboclo", entre outras, cujas letras podiam trazer críticas à sociedade brasileira ou histórias centradas em relacionamentos.
Com o grupo, Renato gravou oito álbuns. Em 1994, o cantor lançou seu primeiro disco solo, "The Stonewall Celebration Concert", que seria seguido por mais dois títulos: "Equilíbrio Distante" (1995) e "O Último Solo" (1997). Em 2003, foi lançado o disco "Presente", sucedido pelo disco "Trovador Solitário" (2008), com gravações até então inéditas do cantor.
Ainda hoje, quase 14 anos após sua morte, Renato Russo mantém-se como um ídolo em todo o país.
Os admiradores de sua obra fazem parte da geração que acompanhou o surgimento da Legião Urbana, ainda no começo da década de 80, e também os adolescentes de hoje, [assim como eu] que buscam no fundo do bau lembraças de coisas quenunca viveram !

HOMENAGENS HOJE

Logo mais, o “Altas horas” homenageia Renato reunindo no palco Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, seus parceiros na Legião. Eles falarão da banda e tocarão sucessos do grupo com Rogério Flausino (Jota Quest), Dinho Ouro Preto (Capital Inicial), André Gonzáles (Móveis Coloniais de Acaju), Fernando Catatau (Cidadão Instigado) e Toni Platão.

Já a MTV reapresenta hoje os especiais “Acústico MTV Legião Urbana”, às 11h, e “A entrevista”, às 22h, em que Renato fala sobre carreira, sexo e música. A homenagem da literatura vem com o lançamento de “Como se não houvesse amanhã”, da editora Record (R$ 32). Nele, 20 autores diferentes recriaram, na forma de conto, as canções da Legião Urbana. E na música será lançado o CD “Renato Russo: duetos”. Nas 15 faixas, o cantor divide os vocais — em leituras póstumas ou resgatadas do fundo do baú — com artistas como Caetano Veloso, Marisa Monte, Fernanda Takai, Zélia Duncan e Cássia Eller.

HOMENAGEIE TAMBÉM 
Retweet no seu Twitter #renato50

Nenhum comentário:

Postar um comentário